quinta-feira, 19 de abril de 2012

Cáritas revela dura realidade de alguns estudantes do Ensino Superior

O Presidente da Cáritas, Eugénio Fonseca, relevou que há alunos no Ensino Superior que são expulsos das residências universitárias por falta de pagamento das mensalidades, mesmo quando estas são geridas pelos Serviços Sociais das instituições.
Na foto: Eugénio Fonseca, Presidente da Cáritas Fonte: Arquivo Sapo




Estas declarações de Eugénio Fonseca surgiram depois de o Serviço Nacional da Pastoral do Ensino Superior ter denunciado a situação de muitos estudantes universitários que desistem dos seus cursos por falta de verbas.
Em entrevista à Agência Lusa, o Presidente da Cáritas vai mais longe e diz que apesar das mensalidades de pagamento das residências universitárias serem geridas pelos próprios serviços da instituição, há alunos que são expulsos por terem prestações em atraso.
Eugénio Fonseca, salienta que o que está em causa é que “para se aceder a bolsas de estudo é preciso estar numa situação paupérrima, miserável”. Também o Estado, na sua opinião, não tem feito um controlo adequado da atribuição das bolsas de estudo: “há gente que tem rendimentos camuflados e acede a bolsas de estudo indevidamente, o que é revoltante”.
As situações de mais desespero surgem de filhos cujos pais ficaram desempregados ou perderam parte dos recursos financeiros que resultaram dos cortes impostos pelo Governo.

Por: A.S

Sem comentários:

Enviar um comentário