terça-feira, 17 de abril de 2012

FMI com dificuldades em sustentar a crise da Zona Euro

O Fundo Monetário Internacional está a enfrentar sérias dificuldades para reunir os 400 mil milhões de dólares para poder intervir na crise das dívidas soberanas da zona euro. Para esse efeito, o japão disponibilizou hoje 60 mil milhões.
Em declarações ao jornal italiano “IISole 24 Ore”, Christine Lagarde, Diretora-Geral do FMI referiu que o assunto só estará resolvido “dentro de semanas.” Isto porque o FMI obteve uma resposta negativa por parte dos Estados Unidos, no reforço do capital do fundo de ajuda financeira. Além da resposta negativa dos Estados Unidos, o mesmo reforço não foi confirmado pelo Brasil, Rússia, India e China (países do BRIC), que aproveitaram para pressionar a instituição no sentido de apressar a alteração da correlação das forças, a nível interno.
Ainda no decorrer da entrevista ao jornal italiano, a Directora-Geral do FMI volta a colocar em cima da mesa a hipótese de serem concedidos empréstimos às instituições bancárias da Zona Euro e não restringir esse mesmo empréstimo apenas aos Governos, como tem vindo a ser feito até agora.
No que respeita o financiamento do fundo que ajudará a resgatar a crise das dívidas nos países da Zona Euro, só o Japão avançou hoje com 60 mil milhões de dólares.


Por: A.S.

Sem comentários:

Enviar um comentário