sexta-feira, 20 de abril de 2012

Morgan Stanley defende que Portugal será obrigado a pedir novo resgate

O banco de investimento norte-americano, Morgan Stanley, procedeu a um relatório que conclui que Portugal deve precisar de um segundo resgate, já em Setembro.


Ao contrário das informações emitidas pelos cenários oficiais, segundo o relatório do banco norte-americano Morgan Stanley, Portugal terá de recorrer a um novo resgate em Setembro: “O nosso cenário de base é de um segundo pacote de resgate em Setembro de 2012; no entanto, vemos riscos de um possível descarrilamento a médio prazo”.
Recorde-se que Portugal acordou há pouco mais de um ano um empréstimo externo de 78 mil milhões de euros com três instituições internacionais – a troika constituída pela Comissão Europeia, pelo BCE e pelo FMI. O banco refere ainda que, ao contrário da previsão do Memorando de Entendimento da troika, as taxas de juro a dez anos em mercados secundários são “insustentáveis” e por isso é improvável que o país regresse aos mercados de crédito já no próximo ano.
A mais recente previsão do Banco de Portugal aponta para uma queda 3,4% do PIB este ano e uma estagnação de 2013, frisando que o risco de o cenário ser pior do que este é superior a 50%.



Por: A.S

Sem comentários:

Enviar um comentário