sábado, 28 de abril de 2012

Cientistas portugueses cada vez mais reconhecidos no estrangeiro

Portugal está a ganhar uma “massa altamente qualificada” de cientistas no estrangeiro. Quem o diz é Pedro Reis, director de um laboratório no Massachusetts Institute of Technology, nos Estados Unidos da América.


Pedro Reis é criador de um grupo de investigação no âmbito da Engenharia Civil e Ambiental e da Engenharia Mecânica do MIT, na área da nanotecnologia.
O cientista natural de Viseu, recebeu recentemente o "prémio de Liderança" dos seus pares portugueses nos Estados Unidos, a sociedade de pós-graduados PAPS.
Reis foi dos pioneiros na área das ciências a “dar cartas” no estrangeiro, por isso no início teve algumas dificuldades: "No início tinha uma rede de contactos científica internacional muito, muito pequena. Havia essa falha. Sem uma rede, torna-se muito mais difícil posicionar Portugal em laboratórios de topo.”
Hoje a realidade tem-se alterado. Pedro era o único professor português no MIT, mas agora tem outro compatriota no Departamento de Matemática, além dos alunos portugueses que têm passado pela faculdade, devido à associação da mesma com universidades portuguesas.
O cientista português, que acompanhou o crescimento do número de outros compatriotas no estrangeiro, afirma que o crescimento desta nova rede “pode beneficiar muito a ciência portuguesa”.
Por: A.S

Sem comentários:

Enviar um comentário