quarta-feira, 23 de maio de 2012

UTAD cria laboratório para apoiar apicultores

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), vai abrir um laboratório no intuito de apoiar os  apicultores, no sentido de proceder a análise de produtos apícolas e diagnosticar patologias das colónias das abelhas.




O responsável do projeto, Paulo Almeida, garante em declarações ao CM que, o que o novo laboratório deverá estar a funcionar dentro de um mês e que o serviço será pago.
O professor realça que a necessidade da criação do laboratório deriva da incidência de doenças e pragas como a varroa (parasita das abelhas adultas e das larvas), as loques (principalmente a americana), a nosemose e a acarapisose, um pouco por todo o país.
Além do laboratório, na universidade, será ainda construído um novo apiário, onde deverão ser instaladas 40 a 50 colónias para apoio às aulas práticas dos cursos de Engenharia Zootécnica e de Medicina Veterinária.

O apiário pretende, nas palavras de Paulo Almeida, prestar formação à comunidade e receber visitas escolares ou de programas de Ciência Viva. A ideia é permitir um contacto mais próximo com as abelhas, possibilitando a aprendizagem sobre a sua organização interna e biológica . As primeiras dez colónias deverão ser instaladas ainda este ano.

A UTAD está também envolvida na implementação do Parque de Natureza e Biodiversidade de Boticas, elaborando os conteúdos científicos e procedendo ao acompanhamento em diversas áreas, entre as quais: o banco de germoplasma vegetal, fauna, fungos e recuperação de animais e da apicultura.

Por: A.S

Sem comentários:

Enviar um comentário