terça-feira, 29 de maio de 2012

Portugal entre os piores ao nível da qualidade de vida infantil

Um relatório da Unicef comparou Portugal a outros países com rendimento per capita equivalente e descobriu que um défice elevado na qualidade de vida das crianças.



Em Portugal, 27,4% das crianças está privada das condições mínimas para um desenvolvimento normal, relativamente com os países com distribuição salarial equiparada, de acordo com 14 critérios da Unicef. Os parâmetros estipulados incluem três refeições por dia, uma delas com carne ou peixe, fruta fresca, acesso a livros em casa, atividades de lazer e uma ligação à Internet.
Portugal apresenta uma taxa de pobreza relativa de 14,7%, o que faz com que se situe em 26.ª  posição entre os 35 países. A média geral estará nos 15%, aponta a responsável da Unicef em Portugal.
No que diz respeito aos países avaliados, o que melhores condições proporciona à faixa etária infantil é Finlândia em que apenas existe uma falha em 2,5% das condições avaliadas.
Os países mais solidários com as crianças, segundo o mesmo relatório são  Islândia, Suécia e Noruega, tendo em conta que 13 milhões de crianças não têm acesso a elementos básicos e que 30 milhões vivem em dificuldades.
Apesar de a Alemanha em termos económicos se encontrar nas posições cimeiras, apresenta uma taxa de carência de 8,8%. Por outro lado, a Grécia, que está incluída no grupo de Portugal, tem um índice de falha inferior ao de Portugal (17,2%).
Atrás de Portugal nesta lista encontram-se a Hungria, a Letónia, a Bulgária e a Roménia.
Por: A.S

Sem comentários:

Enviar um comentário