Interrompido julgamento de Ratko Mladic. França não vai ratificar pacto fiscal. As minorias étnica passam a ser maioria nos Estados Unidos - pelo menos no número de nascimentos. A actualidade internacional em revista.
Grécia: Panagiotis Pikramenos, presidente do Conselho de Estado, tomou ontem posse como primeiro-ministro interino. Sem acordo entre os principais partidos gregos, o Parlamento será agora dissolvido e o país avança para novas eleições, já marcadas para 17 de Junho.França: O novo Governo gaulês não vai ratificar o pacto fiscal europeu.
Alemanha: Angela Merkel demite o ministro do Ambiente, Norbert Röttgen, depois do líder conservador da Renânia do Norte-Vestefália ter sofrido uma derrota histórica nas eleições estaduais de domingo.
Bósnia: Julgamento em Haia de Ratko Mladic é interrompido sine die pelo juiz presidente Alphons Orie devido a erros da equipa de acusação.
África
Guiné-Bissau: Em Lisboa, Carlos Gomes Júnior e Raimundo Pereira consolidam apoios da CPLP e recusam reconhecer o Presidente interino nomeado pela CEDEAO, Serifo Nhamadjo.
Chade: Depois do mar de Aral, o lago Chade é o próximo grande corpo de água em risco de desaparecer. Mais de 30 milhões de pessoas que vivem na região, entre o Chade, a Nigéria, o Níger e os Camarões, estão a médio prazo em risco de fome e pobreza.
Médio Oriente
Turquia/Israel: Ancara acusa Telavive de violar o seu espaço aéreo. É mais um episódio da tensão diplomática entre estes dois antigos aliados, agora intensificada pela descoberta de petróleo e gás no Mediterrâneo Oriental.
Síria/Líbano: Apoiantes e opositores de Assad combatem no norte do Líbano, durante anos um país-satélite de Damasco.
Américas
Estados Unidos: Serão os EUA de Barack Obama ainda um país branco? Segundo os registos civis, os nascimentos brancos são agora uma minoria, e a maioria dos bebés norte-americanos é de outra etnia ou grupo racial.
México: Generais do exército detidos por suspeita de ligações ao narcotráfico.
Ásia-Pacífico
Indonésia: Um nadador francês sem membros iniciou uma volta ao mundo em natação completando uma primeira etapa entre a Papua-Nova Guiné e a Indonésia. É uma história notável de resistência e superação contada pela BBC.
Coreia do Norte: Autoridades de Pyongyang detêm 29 tripulantes de três embarcações chinesas num acto de raro de confrontação perante Pequim.
Por: Semanário Sol

Sem comentários:
Enviar um comentário