Uma mulher de origem indiana de baixa-casta , que já havia tentado o suicídio por ser vítima de
discriminação, pobreza e abusos físicos, tornou-se diretora executiva de uma
empresa multimilionária.
Kalpana Saroj está à frente da Kamani Tubes, empresa
avaliada em 80 milhões de euros.
![]() |
| Na foto: Kalpana Saroj, a dalit que triunfou no mundo dos negócios. Fonte: DR |
Kalpana Saroj nasceu no seio de uma família Dalit, de baixa-casta, considerados pela sociedade Hindu como "impuros". Em criança, Kalpana foi vítima de 'bullying' na escola e obrigada a casar aos 12 anos. Durante a vida adulta lutou contra pressões sociais para deixar o marido e, a dada altura, tentou mesmo suicidar-se.
Kalpana é a prova viva que "depois da tempestade, vem a bonança", pois atualmente a indiana é uma empresária multimilionária. O seu emprenho enquanto profissional tem contribuido para o sucesso da instituição e já ganhou vários prémios de Gestão.
"A primeira vez que vim a Bombaim, não sabia sequer para onde ir. Eu era de uma vila muito pequena. Hoje, há duas ruas na cidade cujo nome está relacionado com a minha empresa", descreve Kalpana, à BBC.
O sistema de castas da Índia é uma hierarquia social antiga que é determinada com o nascimento. Os que nascem em baixas castas têm sofrido discriminação ao longo da história.
A empresária, de 52 anos, recorda a descriminação de que foi vítima por ter nascido numa classe social baixa: "Alguns familiares de amigos não me deixavam entrar nas suas casas e eu não podia participar em algumas atividades escolares por ser uma Dalit".
Por: A.S

Sem comentários:
Enviar um comentário