segunda-feira, 18 de junho de 2012

Primeira astronauta chinesa foi enviada para o espaço

A China enviou, no passado sábado, para o espaço a sua primeira astronauta. Liu Yang, viajou a bordo do 'Shenzhou-9' numa missão de dez dias considerada crucial para colocar em órbita da terra uma estação espacial permanente.

Na foto: Liu Yang, a piloto que descolou no sábado da China para uma missão de dez dias no espaço. Fonte: CM



Liu Yang, piloto da Força Aérea, nascida em 1978, viaja a bordo da 'Shenzhou-9' ('Nave Divina'), com mais dois astronautas: o veterano Jing Haipeng, comandante da missão, e Liu Wang, que também se estreou agora no espaço.
O lançamento, transmitido em directo pela televisão, ocorreu às 18:37 (11:37 em Lisboa), a hora indicada na sexta-feira pela porta-voz do programa espacial chinês, Wu Ping.
A nave - um engenho com 9,2 metros de comprimento e 2,8 metros de diâmetro, parecido com as antigas cápsulas de fabrico soviético - foi lançada da base de Jiuquan, no noroeste da China, por um foguetão 'Longa Marcha-2 F'.
Cerca de 10 minutos depois de ter largado, a 'Shenzhou-9' separou-se do foguetão que a colocou em órbita e nessa altura, com a nave a deslocar-se sozinha no espaço, a televisão mostrou os três tripulantes a acenar.
A 'Shenzhou-9' tentará acoplar com o 'Tiangong-1' (Palácio Celestial), um módulo espacial com 10,4 metros de comprimento e 3,35 metros de diâmetro, lançado em setembro passado e que se encontra numa órbita a cerca de 350 quilómetros da terra.
Será a primeira missão tripulada chinesa do género, proporcionando à China o domínio de uma tecnologia que até agora apenas os Estados Unidos e a Rússia possuíam.
Por: CM

Sem comentários:

Enviar um comentário